Quem sou eu

Minha foto
Juazeiro, BA, Brazil
Esteticista/Massoterapeuta

domingo, 16 de agosto de 2009

CAUSAS DO ENVELHECIMENTO

O envelhecimento não se evita, se previne. Adotando uma alimentação saudável, atividade física constante, sono regular, pouco fumo e álcool e mantendo sob controle a tensão; as rugas demoram mais a aparecer; a pele, a perder o vigor; e qualquer tratamento é melhor aproveitado pelo organismo.
Se antes o único caminho para voltar a ter um rosto jovem passava obrigatoriamente pelo bisturi do cirurgião plástico, hoje os cosméticos e tratamentos estéticos - cada vez mais sofisticados - mostram atalhos eficientes, devolvendo à pele vigor e beleza, sem traumas de cortes e cicatrizes.
O envelhecimento do organismo inicia-se, no momento em que o óvulo é fertilizado. Constitui-se de modificações na estrutura e função dos aparelhos do organismo evidenciando-se após a maternidade.
O declínio das funções é notório na terceira década da vida; pela diminuição auditiva, visual, muscular, endócrina e elasticidade do tecido conjuntivo.
Para a pele, os dois últimos itens são os que mais contribuem para o seu envelhecimento. Estas mudanças indesejáveis são aceleradas ou retardadas para a pele na dependencia de alguns fatores a saber:genético, ambiental e social.
Genético: disfunção dos componentes cutâneos, intrinsecamente ligados aos caracteres raciais.
Ambiental: os maléficos produzidos pela irradiação solar - principalmente os raios perpendiculares das 11 às 15 horas - que interfere na alteração do colágeno na derme. Além das irritações, estão os contatos químicos seja no trabalho ou no uso de detergentes para os mais diversos fins.
Social: neste fator estão agrupados os hábitos errôneos de alimentação excessiva, que contribuem com um metabolismo inadequado levando mesmo a depositar algumas substâncias na pele como o colesterol. Associa-se à alimentação excessiva, o uso do cigarro, álcool e entorpecentes, e o sedentarismo.
O envelhecimento biológico ou natural é diferente em cada indivíduo, dependendo muito de fatores hereditários.
Após o início da idade madura, ocorre uma diminuição na produção de hormônios em geral, e os sintomas de envelhecimento da pele se acentuam caracterizados por:
  • diminuição gradual das substancias sebáceas e mudanças na sua distribuição.
  • diminuição das forças das fibras dos tecidos conjuntivos e musculares situados na derme.
  • empobrecimento cada vez maior dos polissacarídeos ( ácido hialurônico, condroitina) que é o conteúdo líquido da pele.
  • irrigação sanguínea deficiente como consequencia de problemas circulatórios e a consequente má oxigenação das células.
  • glândulas reduzindo gradativamente suas funções internas (queda da taxa de hormônios).

A formação de rugas, a aspereza, as manchas irregulares, a flacidez e o plissado da pele são consequencias das alterações de sua estrutura.

As grandes mudanças ocorrem mesmo após os 40 anos ( com início do climatério). Essas transformações podem ser maiores ou menores dependendo do gens, da cor, do cuidado na exposição ao sol, da limentação balanceada e nos cuidados do tratamento da pele Angiomamais fina com a diminuição dos hormônios.

DERMATOSES MAIS FREQUENTES EM PELES ENVELHECIDAS

Telangectasias: são dilatações persistentes dos capilares, de coloração vermelha sanguínea.

Verrugas saborréicas: chamadas senis, são plantas

Angioma senil: são pequenos nódulos vermelhos vivos, duros e embutidos na derme, frequentes em idade avançada, sem significado patológico e não requer tratamento.

Xantelasma: são depósitos de lipídios na derme em forma de placas de coloração amarelo- enxofre. Podem ocorrer nas pálpebras e são removidos em finalidade estética.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

COMO ADMINISTRAR SEU PESO


Administrar o peso não é simplesmente perder peso. Administração do peso envolve uma mudança no estilo de vida, é um processo de reeducação alimentar.
Você vai aprender passo a passo como perder peso com saúde e manter esse benefício ao longo de sua vida.

Seja responsável pelo seu peso

Muitas pessoas negam que tem excesso de peso ou não entendem como isso afeta a saúde.
O gerenciamneot do peso deve começar com uma avaliação completa feita pelo seu médico para identificar qualquer doença que possa interferir em seu peso.
A avaliação médica normalmente inclui:
  • histórico familiar

  • histórico do seu ganho de peso e história de doenças associadas

  • hábito de fumar

  • uso d emedicamentos

  • altura e peso

  • circunferencia da cintura

  • exames físicos

  • exames laboratoriais pra diabetes, hipertensão, hormonais, colesterol e triglicerides altos.

Um método utilizado pelo médico para verificar se o seu peso está ou não adequado é o cálculo do indice de massa corpórea (ICM).

ICM= peso(Kg) / altura x altura (metros ao quadrado)

O padrão de classificação pelo IMC é dado pela seguinte tabela:

IMC Classificação
Abaixo de 18,5 Abaixo do peso
Entre 18,5 e 24,9 Peso normal
Entre 25,0 e 29,9 Sobrepeso
Acima de 30 Obesidade