Quem sou eu
terça-feira, 28 de julho de 2009
PEELING DIAMANTE
Pode ser realizado em todos os tipos e tons de peles e em qualquer região do corpo sem ocasionar manchas.Geralmente se faz o procedimento de 20 em 20 dias dependendo da pele do paciente. São indicadas cinco sessões em média.
A pele fica uma seda, sem marcas e o paciente volta à sua rotina normal logo quando sai do consultório.
Cristal x diamante
A diferença em relação ao peeling de cristal, as vantagens são inúmeras, pois esse procedimento é mais incômodo, pois libera várias partículas de cristais que se não tiver um cuidado especial pode entrar nos olhos do paciente e provocar uma irritação.
sexta-feira, 17 de julho de 2009
A PELE
O envelhecimento da pele é um processo natural e lento, porém os fatores como tipo de pele, exposição indevida ao sol e o fumo contribuem para o aceleramento deste fenômeno.
Os sinais característicos do envelhecimento incluem rugas, flacidez, ressecamento, manchas escuras e brancas, dentre outras.
Hoje há diversas opções de clínicas e ou cirúrgicas. Podem ser usados ácidos, hidratantes, protetores solares, preenchimentos, peelings, toxina botulínica e cirurgias plásticas. É importante fazer o tratamento conjunto com a nutricionista, fonoaudióloga e esteticista. E deve ser estimulado a prática do exercício físico.
CÂNCER DE PELE
É uma proliferação anormal das células do nosso corpo, sendo um processo que resulta de uma complexa combinação de fatores genéticos e ambientais. Dentre esta última destacam-se as radiações ultravioletas, fator mais importante no surgimento dos cânceres de pele.
terça-feira, 14 de julho de 2009
ESTRIAS
Tratamentos
Peeling superficial + intradermoterapia
Durante quinze sessões, a nádega recebe uma pasta ácida sobre as estrias e, do outro lado, são aplicadas injeções de uma mistura que contém, entre outras substancias, vitamina C e centelha asiática. Após dez dias, o lado do peeling descama levemente. Como resultado da intradermoterapia, o outro lado fica com o colágeno e a elastina reforçados da intredermoterapia, o outro lado fica com o colágeno e a elastina reforçados. Daí o processo é alternado até o final das sessões.
Peeling sequencial
O médico aplica altas concentrações de ácidos - retinóico, por exemplo - sobre a área estriada. As substancias provocam a renovação profunda de células cutâneas, tornando a estria mais lisa. O ácido reduz sua largura, já que, ao provocar retração da pele, ativa a produção das fibras de sustentação. O tratamento dura de quatro a seis aplicações , feitas uma vez por semana. Mas o resultado definitivo só aparece depois do término do tratamento.
segunda-feira, 13 de julho de 2009
OBESIDADE
O livro Food Light ( A luta do alimento) declara: " Há muito tempo existe um debate sobre a genética e so hábitos de vida na gênese da obesidade." O que significa genética nesse contexto? Alguns defendem a teoria de que o corpo humano armazena naturalmente calorias para possíveis necessidades. A mesma fonte continua: " A genética da obesidade é estudada há décadas... Muitas pesquisas já foram feitas sobre os genes humanos e a obesidade. Técnicas sofisticadas são usadas para identificar genes que fazem com que alguns tenham a tendência de ganhar peso e de desenvolver doenças como diabetes.
O que é ICM?
ICM, o índice de massa corporal, é a proporção altura-peso que pode ajudar a definir se a pessoa tem excesso de peso ou se já está obesa. Qualquer ICM acima de 30 é considerado obesidade.
Para calcular o ICM, tome seu peso em quilos e divida-o pela altura em metros. Por exemplo, se seu peso é 90 quilos e sua altura é 1,80, seu ICM é 28 ( 90 : 1,8:1,8=28)
O que é caloria?
Como definir caloria? É a medida padrão da energia térmica. Por isso, quando você transpira, queima calorias, ou energia térmica. Em nutrição, caloria é a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de um quilo de água para exatamente um grau centígrado. As necessidades diárias de calorias, ou energia, de cada pessoa diferem, dependendo de fatores como altura, peso, idade e nível de atividade.
FOTOENVELHECIMENTO
- Evitar exposição solar nos horários de maior intensidade de radiação - entre as 10 e as 16 horas , sem esquecer do horário de verão;
- usar diariamente, protetores solares de FPS 15 ou maior que ofereçam proteção contra os raios UVA e UVB;
- proteger as áreas mais expostas do corpo usando chapéus de abas largas, roupas folgadas de tecidos naturais e óculos escuros.
DISCROMIAS
Tipos de discromias
- Efélides - conhecidas popularmentes por sardas, são manchas de coloração castanho-clara ou escura, surgem principalmente na face, a partir dos 6 anos de idade, especialmente após a exposição solar. Frequentemente, estão ligadas à hereditariedade, ocorrendo em indivíduos de pele clara.
- Melanose solar - se apresenta devido ao acúmulo de radiação solar sofrido pelo indivíduo durante sua vida. Surgem principalmente no dorso das mãos, punho, antebraço e face.
- Melasma - escurecimento da pele da face provocada pela produção excessiva d emelanina. O sol é um de seus principais agravantes, por ser um dos responsáveis pelo aumento da produção desta substancia. Ocorre quase sempre em mulheres, geralmente com mais de 25 anos e após gravidez ou terapia hormonal.
Proteja sua pele
Para proteger a face, as mãos e as áreas expostas contra os raios nocivos do sol, aplique todos os dias um protrtor solar de amplo espectro, com alto fator de proteção solar. Por menor que seja o período de exposição ao sol, ele já é suficiente para desencadear um futuro quadro de melasma.
domingo, 12 de julho de 2009
CELULITE
A celulite atinge mais as mulheres por causa do hormônio feminino. No início não é visível. Quando se aperta o músculo aparecem ondulações que indicam que há uma pequena alteração na circulação.
Na segunda etapa já se observam irregularidades na superfície da pele sem precisar apertar. Um estágio à frente e a pele dquire um aspecto acolchoado, com furos aparentes. A região dói ao ser massageada. A última fase é quando a celulite lembra casca de laranja e é visível até com a musculatura relaxada.
A celulite não tem cura, mas pode ser amenizada a tal ponto que fique praticamente imperceptível. Qualquer coisa que facilite a passagem sanguínea e a retirada das toxinas combate a celulite. A massagem faz as duas coisas e também aumenta a circulação. Os movimentos devem ser de baixo para cima, a partir dos joelhos, na direção da virilha. Nada de toques agressivos, que pioram a situação. Eles causam flacidez e até estrias.
Os cremes ajudam na massagem , mas não fazem milagres, já que não conseguem penetrar nas camadas profundas da pele.
Se o grau da celulite for avançado é preciso investir mais. Um bom médico poderá indicar a dieta adequada, um programa de atividades físicas e alguns dos diversos tratamentos existentes - mesoterapia, eletrolipoforese, subcisão, ultra-som.
sábado, 11 de julho de 2009
ACNE
Existe certa predisposição individual, que pode ou não ser herdada dos pais. Com a produção dos hormônios sexuais, principalmente os hormônios masculinos, a glândula sebácea aumenta sua produção. Esse sebo vai se juntar a queratina do orifício do pêlo, formando uma massa compacta, o comedão, às vezes invisível a olho nu. Algumas bactérias habitantes da pele vão se multiplicar pela oferta abundante de sebo, provocando a resposta inflamatória, levando à formação das espinhas e nódulos da acne.
ALGUMAS PERGUNTAS E RESPOSTA SOBRE A ACNE
1. Porque as mulheres , mesmo após a adolescência, tem mais acne que os homens?
Por que pode haver disfunção hormonal, consumo de hormônios dotados de atividade androgênica ( contraceptivos e outros) ou, o que é mais comum em determinadas etnias, não haver nenhuma alteração hormonal. A pele pode ser mais sensível a níveis hormonais normais.
2. A alimentação tem influencia sobre o aparecimento da acne?
Não há comprovação de que a acne esteja ligada à ingestão de determinados alimentos. Dietas ou mesmo exclusão de determinados alimentos comprovadamente não influenciam o curso da acne.
3. O uso de certos medicamentos pode acentuar a manifestação da acne?
Sim, não só de medicamentos, como corticóides, mas também veículos de cremes, loções, limpadores contendo óleo mineral, vaselina ou lanolina e derivados. Dentre os medicamentos administrados por via sistêmica, destacamos os corticóides, vitaminas do complexo B e os esteróides anabolizantes.