Quem sou eu

Minha foto
Juazeiro, BA, Brazil
Esteticista/Massoterapeuta

domingo, 12 de julho de 2009

CELULITE


São nódulos de gordura dispostos de maneira anormal em regiões do corpo onde a camada de gordura é mais espessa - glúteos, coxas e abdome. A causa é um hormônio feminino, o estrógeno. Ele promove uma retenção de líquidos , que ficam acumulados entre as células de gordura logo abaixo da derme. Pílulas anticoncepcionais, estresse, sedentarismo e alimentação desbalanceada são os causadores do problema.
A celulite atinge mais as mulheres por causa do hormônio feminino. No início não é visível. Quando se aperta o músculo aparecem ondulações que indicam que há uma pequena alteração na circulação.
Na segunda etapa já se observam irregularidades na superfície da pele sem precisar apertar. Um estágio à frente e a pele dquire um aspecto acolchoado, com furos aparentes. A região dói ao ser massageada. A última fase é quando a celulite lembra casca de laranja e é visível até com a musculatura relaxada.
A celulite não tem cura, mas pode ser amenizada a tal ponto que fique praticamente imperceptível. Qualquer coisa que facilite a passagem sanguínea e a retirada das toxinas combate a celulite. A massagem faz as duas coisas e também aumenta a circulação. Os movimentos devem ser de baixo para cima, a partir dos joelhos, na direção da virilha. Nada de toques agressivos, que pioram a situação. Eles causam flacidez e até estrias.
Os cremes ajudam na massagem , mas não fazem milagres, já que não conseguem penetrar nas camadas profundas da pele.
Se o grau da celulite for avançado é preciso investir mais. Um bom médico poderá indicar a dieta adequada, um programa de atividades físicas e alguns dos diversos tratamentos existentes - mesoterapia, eletrolipoforese, subcisão, ultra-som.

Nenhum comentário:

Postar um comentário