Quem sou eu

Minha foto
Juazeiro, BA, Brazil
Esteticista/Massoterapeuta

sábado, 11 de julho de 2009

ACNE


Acne é uma doença inflamatória da unidade pilossebácea, que compreende o pêlo e a glândula sebácea. É uma das maiores inimigas dos adolescentes, afetando cerca de 80% dessa população.
Existe certa predisposição individual, que pode ou não ser herdada dos pais. Com a produção dos hormônios sexuais, principalmente os hormônios masculinos, a glândula sebácea aumenta sua produção. Esse sebo vai se juntar a queratina do orifício do pêlo, formando uma massa compacta, o comedão, às vezes invisível a olho nu. Algumas bactérias habitantes da pele vão se multiplicar pela oferta abundante de sebo, provocando a resposta inflamatória, levando à formação das espinhas e nódulos da acne.

ALGUMAS PERGUNTAS E RESPOSTA SOBRE A ACNE

1. Porque as mulheres , mesmo após a adolescência, tem mais acne que os homens?
Por que pode haver disfunção hormonal, consumo de hormônios dotados de atividade androgênica ( contraceptivos e outros) ou, o que é mais comum em determinadas etnias, não haver nenhuma alteração hormonal. A pele pode ser mais sensível a níveis hormonais normais.

2. A alimentação tem influencia sobre o aparecimento da acne?
Não há comprovação de que a acne esteja ligada à ingestão de determinados alimentos. Dietas ou mesmo exclusão de determinados alimentos comprovadamente não influenciam o curso da acne.

3. O uso de certos medicamentos pode acentuar a manifestação da acne?
Sim, não só de medicamentos, como corticóides, mas também veículos de cremes, loções, limpadores contendo óleo mineral, vaselina ou lanolina e derivados. Dentre os medicamentos administrados por via sistêmica, destacamos os corticóides, vitaminas do complexo B e os esteróides anabolizantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário