Quem sou eu

Minha foto
Juazeiro, BA, Brazil
Esteticista/Massoterapeuta

sexta-feira, 17 de julho de 2009

A PELE

ENVELHECIMENTO DA PELE

O envelhecimento da pele é um processo natural e lento, porém os fatores como tipo de pele, exposição indevida ao sol e o fumo contribuem para o aceleramento deste fenômeno.
Os sinais característicos do envelhecimento incluem rugas, flacidez, ressecamento, manchas escuras e brancas, dentre outras.
Hoje há diversas opções de clínicas e ou cirúrgicas. Podem ser usados ácidos, hidratantes, protetores solares, preenchimentos, peelings, toxina botulínica e cirurgias plásticas. É importante fazer o tratamento conjunto com a nutricionista, fonoaudióloga e esteticista. E deve ser estimulado a prática do exercício físico.

CÂNCER DE PELE
É uma proliferação anormal das células do nosso corpo, sendo um processo que resulta de uma complexa combinação de fatores genéticos e ambientais. Dentre esta última destacam-se as radiações ultravioletas, fator mais importante no surgimento dos cânceres de pele.
Podem ser observados elevações da pele (caroços), que não cicatrizam e geralmente sangram, lesões ulceradas, dentre outras.
O uso de protetores solares representa a melhor opção de prevenção e a cirurgia quando já está instalada a lesão cancerosa.
HANSENÍASE
É uma doença contagiosa causada por uma bactéria que atinge a pele e ou nervos, sendo transmitida através de gotículas de saliva.
Podem ser observadas manchas claras ou vermelhas, geralmente sem sensibilidade, ou lesões elevadas que lembram tumores.
O tratamento é através de medicações orais, obtendo-se a cura completa.
VITILIGO
É uma doença não contagiosoa, de causa desconhecida que atinge qualquer idade.
Inicialmente observa-se um clareamento de certa área da pele, se instalando após, manchas de coloração branca.
Existem várias medicações que aceleram a volta da cor normal da pele, entretanto, a resposta ao tratamento depende de cada paciente.
PSORÍASE
É uma doença de causa desconhecida, não contagiosa que apresenta períodos de melhora e piora.
São observadas lesões avermelhadas com bastante descamação.
Várias medicações são usadas, sendo a exposição às radiações solares em certas horas do dia, essencial a melhoria das lesões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário