Quem sou eu

Minha foto
Juazeiro, BA, Brazil
Esteticista/Massoterapeuta

segunda-feira, 13 de julho de 2009

OBESIDADE

Muitos que não tem problemas com peso tendem a julgar e encarar os que passam por isso como pessoas sem força de vontade e sem motivação. Mas o problema é tão simples assim? São as pessoas obesas simplesmente ociosas, do tipo que evita qualquer exercício físico? Ou será que em muitos casos, existem outras causas mais abrangentes e mais difíceis de serem controladas

Hereditariedade, hábitos de vida ou ambos?

O livro Food Light ( A luta do alimento) declara: " Há muito tempo existe um debate sobre a genética e so hábitos de vida na gênese da obesidade." O que significa genética nesse contexto? Alguns defendem a teoria de que o corpo humano armazena naturalmente calorias para possíveis necessidades. A mesma fonte continua: " A genética da obesidade é estudada há décadas... Muitas pesquisas já foram feitas sobre os genes humanos e a obesidade. Técnicas sofisticadas são usadas para identificar genes que fazem com que alguns tenham a tendência de ganhar peso e de desenvolver doenças como diabetes.

O que é ICM?

ICM, o índice de massa corporal, é a proporção altura-peso que pode ajudar a definir se a pessoa tem excesso de peso ou se já está obesa. Qualquer ICM acima de 30 é considerado obesidade.

Para calcular o ICM, tome seu peso em quilos e divida-o pela altura em metros. Por exemplo, se seu peso é 90 quilos e sua altura é 1,80, seu ICM é 28 ( 90 : 1,8:1,8=28)

O que é caloria?

Como definir caloria? É a medida padrão da energia térmica. Por isso, quando você transpira, queima calorias, ou energia térmica. Em nutrição, caloria é a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de um quilo de água para exatamente um grau centígrado. As necessidades diárias de calorias, ou energia, de cada pessoa diferem, dependendo de fatores como altura, peso, idade e nível de atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário